Fundada em 1973, a Sulam iniciou suas atividades como fabricante e preparadora de karts. Em 1978 ela entraria no mercado de transformação e personalização de veículos, apresentando o SR/T, uma versão feita na base do Ford Corcel convertida para o formato de carroceria targa. Em 1980 aumentou a sua gama de serviços, com conversões conversíveis para o Volkswagen Gol e o Sulam 130 SC, este último sendo um veículo com marcação de chassi próprio, feito sobre a base do Fiat 147 Pick-Up.
Além das conversões de carroceria para conversíveis, a Sulam também focou e se destacou nos utilitários esportivos e picapes, focando em nichos que não eram explorados pelas grandes fabricantes brasileiras, tais como picapes de cabine extendida e duplas, SUVs com opções de quatro portras e acessórios opcionais que eram considerados luxo de época, como oferta de ar-condicionado, interiores com materiais de couro, instrumentações completas, opcionais extras e acessórios estéticos externos feitos de plástico reforçado com fibra de vidro.
Apesar de ter reduzido as atividades no ramo de conversões de veículos na década de 1990, a Sulam continuou no mercado de fabricação de peças e acessórios para personalização e blindagem.